Série: Devocionais - Terça-Feira - Agarrando-se à Verdade


Mas agarrando-nos à verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4.15).


Há poucas coisas na vida as quais nos agarramos. Quando isso acontece deixamos transparecer que aquilo significa muito para nós. Pode ser uma pessoa, um objeto, uma oportunidade, um pensamento ou uma ideologia. Quando nos agarramos a algo, não queremos mais soltar.

Infelizmente algumas pessoas se agarram a coisas erradas, as mentiras do mundo por exemplo. Nesse caso somente a intervenção de Deus poderá fazê-la enxergar a verdade. E quanto a nós que já somos cristãos? Será que não existe algo ao qual estamos nos agarrando e que nos prejudica? O apóstolo Paulo certa vez também disse:

“Examine-se o homem a si mesmo...” (1ª Coríntios 11.28).

Se fizermos isso, podemos até ficar surpresos diante do que poderemos achar, e talvez nem fiquemos, porque no fundo sempre soubemos que estava lá, só não queríamos reconhecer. Precisamos nos agarrar as verdades de Deus e não sair por ai dando ouvidos às religiões, superstições e crendices, tudo isso são mentiras humanas e que não levam a nada. Não podemos dar ouvidos também ao pecado. Ele pode ser bonito e atraente, sedutor e prazeroso, mas o final de tudo é triste, feio e doloroso. O pecado sempre se apresenta da forma mais bela possível para nos cativar, se dermos atenção, então ele terá sucesso em nos fazer cair. Às vezes é uma sugestão de um colega de trabalho ou um amigo, um pensamento que temos, algo que nossos olhos viram e nosso “coração” cobiçou. Daí quando menos esperamos já estamos agarrados aquilo. Nessas circunstâncias o único caminho é implorar a Deus a ajuda dele e logo em seguida abandonar tudo o que nos condena e nos agarrarmos ao que de fato nos faz bem, a verdade da palavra de Deus.

A Bíblia fala de um rei que se apegou tanto a Deus e a sua palavra, que o Senhor o abençoou em todos os seus caminhos:

“Porque se apegou ao Senhor; não se apartou de o seguir, e guardou os mandamentos que o Senhor ordenara a Moisés. Assim o Senhor era com ele; para onde quer que saísse prosperava” (2º Reis 18.6,7).  

Este foi Ezequias, ele restaurou tudo o que seu pai fez de errado antes dele, como por exemplo, removeu os ídolos de Israel. Sempre uma pessoa agarrada à verdade faz o que é certo e tem atitudes condizentes. Por isso, se quisermos agir do modo correto perante Deus e os homens, devemos nos agarrar ao que é perfeito e santo. Dessa forma, nosso procedimento resultará em benção para nós e para aqueles que nos cercam.


Versículo para memorizar...
“Por esta razão importa que nos apeguemos, com mais firmeza às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos” (Hebreus 2.1).

Pr. Samuel