Série: Devocionais - Segunda-Feira - Sobre A Tua Palavra!


“Certa vez, quando a multidão apertava Jesus para ouvir a palavra de Deus, ele estava junto ao lago de Genezaré; e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores haviam descido deles, e estavam lavando as redes. Entrando ele num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, ensinava do barco as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para a pesca. Ao que disse Simão: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes. Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam. Acenaram então aos companheiros que estavam no outro barco, para virem ajudá-los. Eles, pois, vieram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique”.

As pessoas vão em busca daquilo que elas precisam. Vemos uma enorme correria na sociedade. Todos estão indo de um lado para o outro, correndo atrás dos seus objetivos, dos seus alvos. Parece que nunca estão satisfeitos ou sempre podem ter um pouquinho mais. Por que isso acontece? A resposta talvez seja porque as coisas materiais e humanas não são suficientes para satisfazer totalmente as necessidades humanas.

Tanto ricos (aqueles que não lhes falta nada) quanto pobre (aqueles que lhes faltam tudo) reclamam de que a felicidade parece ser algo distante ou irreal. Alguns até fingem e pensam que são realmente felizes, mas a verdade é que lá no íntimo existe uma falta e uma carência a qual tentam a todo custo suprimir com os prazeres e alegrias passageiras que o mundo pode ofertar. O pobre pensa que se tivesse os bens do rico, seria feliz. O rico pensa que se não tivesse nada do que tem, ai sim seria feliz ou se tivesse mais do que já possui. No final tudo acaba terminando numa grande incerteza.

A resposta para as incertezas do homem está na palavra de Deus. Ela sim atende a todas as necessidades do homem. Jesus, citando a própria Escritura disse:

“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra de Deus” (Lucas 4.4).

Ele quis dizer com isso que não é apenas do material que o homem precisa para poder ser feliz. Ele necessita da Palavra em sua vida para que possa finalmente alcançar alegria perene.

O apóstolo Pedro acabara de chegar de uma pescaria fracassada. Mas depois de ouvir a Palavra seu ânimo foi mudado e prontamente se dispôs a voltar ao lago e lançar as redes, não porque ele queria fazer outra tentativa, mas porque A Palavra de Deus o havia mandado. E conhecemos o resultado, a pesca foi tão maravilhosa que mais de dois mil anos depois ainda falamos nela. Então, se quisermos presenciar maravilhas de Deus em nós e ao nosso redor, devemos ter vida sobre a Palavra, como fez Pedro. Diga hoje: Senhor, sobre a tua Palavra eu quero construir minha história!

Versículo para memorizar
“Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos”(João 8.31).


Pr. Samuel