Série : Devocionais - Sábado - Seja uma Criança!



“Naquela hora chegaram-se a Jesus os discípulos e perguntaram: Quem é o maior no reino dos céus? Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta, a mim me recebe” (Mateus 18.1-5).

 É incrível que mais de dois mil anos depois desse evento descrito no versículo acima ainda haja pessoas com mania de grandeza no Reino de Deus. Me refiro a idéia absurda de querer ser o maior, o mais importante, o mais espiritual ou o mais piedoso. Jesus condenou veementemente este tipo de pensamento.

A razão para que Nosso Senhor rechaçasse isso é porque em primeiro lugar não pode haver outro digno de louvor senão ele mesmo. Em segundo, sendo ele o único merecedor de ser aclamado, resta para a nós ficarmos na inteira dependência dele. Foi por essa razão que nos comparou com crianças. Não é porque as crianças são inocentes ou coisa do tipo. Na verdade a simbologia vem fato de que as crianças são dependentes e aceitam voluntariamente aquilo que elas não conseguem obter sozinhas. Que lição importante ele nos ensina aqui. Você tem sido uma criança no Reino de Deus?

Um erro muito frequente hoje é querermos passar por cima de tudo para alcançarmos o que queremos, é fazermos as coisas sempre esperando de nós mesmos. Não estamos dependendo de Deus quando agimos assim. Algumas pessoas se “gabam” de sua santidade e dizem: Ah, se eu não jejuasse três horas por dia, eu não sei como conseguiria! Então sua santificação depende do jejum e não de Deus, depende das suas forças e não do Senhor. Outros dizem: Olha, se eu não sacrificar, sei não ein... Então sua vida cristã depende de suas obras, e não do Senhor. Mas quando dizemos: Sou o que sou pela graça de Cristo! Ai sim você está dependendo de Deus. Não pode haver outra fonte que não o próprio Deus. Se lançarmos créditos sobre outra coisa qualquer, estamos roubando dele a glória que lhe é devida.

Temos que ser crianças, dependentes, subordinados, submissos. No Reino de Cristo somente ele é o mais importante, se quisermos ser considerados um pouco mais, então sejamos o que mais depende, o que mais se entrega e confia, não em si mesmo, mas naquele que é o autor e consumador da nossa fé.

Versículo para memorizar...
“Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4.10).


Pr. Samuel