Série: Devocionais - Segunda-Feira - Seu Tempo, Sua Prioridade.


“Se, pois, fostes ressuscitados com Cristo, buscai as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus. Pensai nas coisas do alto, não nas da terra. Porque morreste e vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3.1-3)


Vamos começar a semana letiva refletindo sobre essas palavras de Paulo. Ao contrário do que poderíamos entender ao pé da letra, o apóstolo não está nos incentivando a sermos negligentes com a nossa vida terrena, a não devotarmos nenhuma atenção às questões da vida como um todo. O real sentido do texto é que nós não podemos torná-las “prioridades”, porque isto não condiz com a nossa nova realidade, que é de nascidos espiritualmente.

Se nós nos que dizemos cristãos, fiéis a Deus e crentes em Jesus, estamos correndo de um lado para o outro, preocupados com os nossos afazeres seculares e esquecendo de que além de corpo também somos espírito, estaremos colocando esta vida em primeiro lugar, estamos colocando todas as coisas na frente de Deus. Por isso Paulo nos manda buscar as coisas do alto, isto é, colocá-las em primeiro lugar. Uma vez que o Reino de Deus tem primazia em nós, não teremos nenhum dificuldade em administrar o restante, e além disso, tudo mais do que necessitarmos será acrescentado:

“Mas buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33).

Há pessoas que devotam todo o seu tempo pensando e trabalhando apenas para o “aqui”. A Bíblia nos orienta que esta vida é temporal e passageira, que tudo o que chegarmos a construir não poderemos levar conosco. Então, para que empregar tanto nossas energias naquilo que é por breve tempo? Não estou dizendo que não devamos labutar para termos uma vida agradável, estou dizendo que isso não pode ocupar todo o seu tempo e suas forças. Alguns chegam a adoecer de tanto se afadigar com as questões da vida, não descansam, não confiam na provisão de Deus.
 
O cristão precisa ter equilíbrio. Reconhecer que há tempo para tudo. (Eclesiastes 3.1-8) Organize-se de modo que você não passe o dia todo sem ter pelo menos alguns minutos para você e Deus. Se as coisas seculares estão roubando todo o seu tempo, dê um basta nisso e reserve nem que sejam trinta minutos para orar e ler a Bíblia. Estas coisas que parecem não ter muita importância, fazem uma grande diferença no nosso dia a dia, tão corrido e “stressante”.

Versículo para memorizar...
“Porque o exercício corporal para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo se aproveita, pois tem a promessa  da vida presente e da vindoura” (1ª Timóteo 4.3).


Pr. Samuel