Série: Devocionais - Quarta-Feira - Cuidado com o que Diz



Quem guarda a sua boca, guarda a sua alma; mas quem muito abre seus lábios terá calamidade” (Provérbios 13.3).

Esta é uma daquelas recomendações que inconscientemente todos sabemos. Não é necessário pensar muito para chegar à conclusão de que quem fala demais acaba dizendo o que não deve. Por incrível que pareça milhares de pessoas, mesmo sabendo disso, falam mais do que devem.

Pensando nisso temos que refletir no por quê falamos tanto. Muitas vezes, falar muito indica ansiedade. Se estamos ansiosos tendemos a não ponderar bem o que dizemos, e a recomendação bíblica sobre isso é:

“...lançando sobre ele (Deus) toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1ª Pedro 5.7).

Você está colocando no Senhor os teus cuidados e preocupações? Eu já escrevi aqui em outra oportunidade que quando não fazemos isso é porque não estamos confiando obstinadamente em Deus. Então, isso é algo que devemos rever. Outra coisa que pode levar ao falar de mais é estar com o coração transbordando de algo. E aqui temos que considerar duas coisas: De que o coração está cheio. Precisamos discernir do que estamos nos preenchendo. Se for das coisas de Deus, as coisas espirituais, então, estaremos num bom caminho, e tudo o que falarmos será agradável e edificante.

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem” (Efésios 4.29).

Se quando você abre a boca ministra graça a quem te ouve, estás dentro da vontade de Deus. Mas se pelo contrário, quando você fala ou conversar, só sai coisas pecaminosas e nocivas, este é o sinal de que você está se alimentando de comida estragada e não das coisas de Deus.

“...pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (Mateus 12.34).

Nesse caso ficar calado é muito melhor, e logo em seguida começar a buscar as coisas santas para que tenhamos bom conteúdo para repassar a este mundo. Cuidado com o que você diz.

Versículo para memorizar...
“Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca” (Salmo 34.1).


Pr. Samuel