Série: Devocionais - Sábado - Súplica e Humilhação


“Fazei tudo sem murmurações nem discussões a fim de sejas irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus, sem mancha no meio de uma geração tortuosa e perversa, no meio da qual replandeceis como luzes no mundo” (Filipenses 2.14,15).

Olhando para este texto de Paulo talvez nosso ego humano pense: Será que você não está exigindo um pouco demais senhor apóstolo? Ser irrepreensível e sem mancha (sem mácula) não seria pedir muito a nós homens tão imperfeitos e pecadores? É verdade, nós não somos capazes de nos tornarmos tudo isso que está sendo ordenado. Ai vem outra pergunta: Se nós não somos capazes de obter isso, por que Deus requer de nós o que não podemos dar? Gosto de uma frase de Agostinho que diz mais ou menos assim: “Deus nos pede o que não podemos para que saibamos o que dele devemos suplicar”. Isto é bem verdade, não podemos nos tornar irrepreensíveis e sem mancha, é algo pelo qual temos que implorar a misericórdia Divina. Isso mesmo, implorar! Ah se os crentes de hoje implorassem mais! Mas não, a moda hoje é “mandar em Deus”. Tem pessoas por ai determinando, ordenando coisas a Deus. Pastores que mandam ele “se virar” e outros que dizem “ou Deus faz, ou ele não é Deus!”. Precisamos de imploradores.

Eu não aceitaria me humilhar diante de mais ninguém senão diante do meu Deus. Na sua presença eu não sou nada além do que ele deseja que eu seja. Frente a sua face eu me prostro com o rosto em terra e clamo por sua misericórdia. Por quê? Porque não sou digno de nada do que ele tem feito por mim, não sou merecedor de coisa alguma que não a punição e o desprezo eterno. Então, se ele me olhar com compaixão e me estender suas potentes mãos, é isso um favor que recebo e do qual sou eterno devedor. Falta isso hoje aos crentes. Chorar pedindo a clemência do Soberano Deus. Eles acreditam que O Senhor está esperando a decisão deles, que é ele quem se está se humilhando pedindo uma chance. Ledo engano! Deus está em sua glória e poder movendo corações através de sua santa autoridade, movendo os corações dos homens a Si. Basta apenas um olhar seu, e todo o ego humano é humilhado e levado a prostrar-se ante o escabelo dos seus pés.

Não há nada melhor do que se humilhar diante de Deus. Porque ele nos toma em seus braços e nos consola, nos faz sentir seguros, uma vez que não depende de nós, mas tudo provém dele. Não quero estar as minhas custas, quero estar à mercê de Deus. Por isso clamo a ele forças e condições para me tornar agradável a ele, para ser aquilo que ele deseja; ainda que eu não possa ser em sua totalidade, mas imploro a ele que me faça tão bom quanto a sua ação possa me tornar.

“Porque é Deus quem opera em vós tanto o quere, como o realizar, por sua boa vontade” (Filipenses 2.13).

Pr. Samuel