Série: Devocionais - Segunda-Feira - Deus sabe o que você precisa


 
“Ó Senhor, Tu me sondas e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu  levantar; percebes desde longe meus pensamentos. Esquadrinhas meu andar e meu repouso, e todos os meus caminhos Te são conhecidos”. (Salmo 139.1-3).

Estamos começando o primeiro dia útil da semana e muitas pessoas já começam preocupadas. A correria da vida moderna infelizmente as leva a esquecer da grandeza de Deus. Ficam de um lado para o outro pensando como vão conseguir isso ou aquilo, não descansam. Obviamente precisamos pensar e até nos preocuparmos um pouco com certas questões, isto é normal. O que não é normal é bombardearmos nossa mente com preocupações excessivas e que só prejudica a nós mesmos. Alguns médicos já dizem que preocupações excessivas levam a um alto nível de stress, o que ocasiona uma grande quantidade de adrenalina na corrente sanguínea e a subida da pressão arterial o que pode ocasionar um AVC. Há pessoas que morrem de tão preocupas, têm as suas defesas diminuídas, perdem a alegria de viver. Tudo isso pode ser evitado.
A partir do momento em que aceitamos que há coisas que não podemos resolver num passe de mágica e que levará tempo até que tudo se normalize, então teremos uma vida mais tranqüila e saudável, pois estaremos controlando melhor nossas emoções. Como podemos fazer isso? Indo pra Bíblia! O Salmista expresso no Salmo 139 que Deus nos conhece melhor do que nós mesmos. Ele sabe tudo o que pensamos, sentimos e como sentimos. Aquelas coisas que só você mesmo conhece, ele conhece também. Os sentimentos que escondemos dos outros, as nossas inseguranças, absolutamente tudo está bem visível aos seus olhos. Sabe por que ele escreveu isso? Porque ele acreditava que se Deus o conhecia tão bem assim, logo não iria deixar que lhe faltasse coisa alguma. Jesus disse isso certa vez: “Não vos inquieteis, pois, dizendo: Que comeremos, o que beberemos ou com o que nos vestiremos? Porque todas essas coisas os gentios (aqueles que não têm compromisso com Deus)  é que procuram; pois vosso Pai celestial sabe que tereis necessidade de todas elas” (Mateus 6.31,32). Percebe que aqui vemos um reflexo das palavras do Salmista “tu me sondas e me conheces”? Deus sabe tudo o que precisamos; e isso significa que ele irá providenciar, ele é Pai, ele nos ama. Mas tem um detalhe. Cristo nos ensina nesse mesmo texto que precisamos demonstrar a nossa confiança não ficando excessivamente preocupados:
“Portanto, Eu vos digo: Não vos preocupeis com vossa vida...” (vs. 25).
E que devemos priorizar o reino de Deus acima de tudo:
“Mas buscai primeiramente o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas (alimento, vestuário etc.) vos serão acrescentadas” (vs. 33).
Vamos, então, iniciar com toda a confiança e lançando sobre ele a nossa ansiedade, porque ele tem cuidado de nós (1ª Pedro 5.7). Acredite na provisão de Deus e priorize o seu Reino em sua vida. Dessa forma você verá todas as suas necessidades sendo supridas pela divina providência.

Versículo para memorizar...
“E o meu Deus proverá todas as vossas necessidades conforme Suas riquezas em glória, em Cristo Jesus” (Filipenses 4.19).

Ir. Samuel