Série: Devocionais - Domingo - Uma Esperança Viva



“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo Sua grande misericórdia, regenerou-nos para uma esperança viva mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1ª Pedro 1.3).

Mais um domingo.  E chegamos mais uma vez ao primeiro dia da semana. Certamente muitas coisas aconteceram ao longo dela. Umas boas e outras ruins. O que nos vêm agora é a expectativa do que nos aguarda nessa nova semana que se inicia hoje. Indo para Bíblia vamos notar que constantemente somos lembrados a termos esperança. Mas o que é esperança? É uma certeza real de que algo bom irá acontecer ainda. Jesus veio para nos dar esperança. Esperanças de um amanhã melhor, esperança de alcançarmos a vida eterna nele, esperança diante das muitas águas da vida.

Quando o ser humano perde suas esperanças ele entra em colapso. Nada faz mais sentido, a vida acaba ali mesmo. Nós, porém, temos uma segurança que está Deus, ele é quem garante o valor da nossa esperança. Não estamos focando apenas esta vida, por isso não nos frustramos quando algo aqui sai errado. Pelo menos é assim que deveria ser. Mas se estamos dando toda a nossa atenção a esta vida material, ficaremos muitos decepcionados algumas vezes. O apóstolo Paulo nos aconselha a não atentarmos tanto no físico e sim no espiritual:

“Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem; pois as coisas que se vêem são temporárias, e as que  não se vêem, eternas” (2ª Coríntios 4.18).

Isto quer dizer que há mais para nós no porvir do que nesse presente. E uma lição importante aprendemos aqui: Tudo é temporário. Tanto as coisas boas quanto as ruins. Por isso não devemos colocar nossas esperanças apenas aqui, mas devemos lançar nossa âncora com mais firmeza no futuro, numa era cuja felicidade é eterna e não temporal.

Se temos essa esperança, uma esperança depositada nos desígnio de Deus para nós, podemos ficar certos que o nosso futuro, tanto aqui como no porvir, será maravilhoso, pois é ele quem está no controle. Iniciaremos esta semana com bons pensamentos e confiando em todos os planos que Deus já preparou para nós. Nossa esperança está nele (Salmo 39.7).

Versículo para memorizar...
“Porque haverá bom futuro, e não será frustrada a tua esperança” (Provérbios 23.18).


Ir. Samuel