Série: Devocionais - Sábado - O Deus de toda Consolação


“Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, Pai de misericórdia e Deus de toda a consolação, o qual nos consola em todas as nossas tribulações, para que possamos consolar os que estão em qualquer tribulação, por meio da consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus” (2ª Conríntios 1.3,4).

Hoje é sábado. Para alguns ainda é dia de trabalho, para outros já é possível sair e desfrutar de um lazer como ir à praia, parque ou talvez ver um filme no cinema. Sem dúvidas todas são excelentes opções para se aproveitar com a família ou amigos. Mas sempre quando tenho oportunidade de me divertir minha mente insiste em me fazer lembrar os momentos de minha vida nos quais eu não pude sorrir, nos quais as lágrimas foram minhas companheiras. E quando me coloquei a pensar nessa questão lembrei das palavras do apóstolo Paulo sobre a consolação de Deus.

Em todos os momentos nos quais enfrentei lutas e provações Deus sempre me consolou. Alías, sem a consolação de Deus, creio que nenhum de nós suportaria as pressões da vida. E a razão pela qual ele nos consola é bem clara. Primeiro para nos dar alívio do sofrimento, restaurando assim a nossa confiança nele; e segundo para nos ensinar, para que possamos um dia consolar alguém com a mesma consolação com a qual fomos contemplados. Se hoje estamos chorando, se não temos um motivo para sorrir agora por causa das lutas e tristeza, Deus está consolando! Toda palavra que você receber seja na pregação, seja através de um louvor, seja através de um irmão que Deus envia para te confortar, tudo isso é um modo do Senhor contribuir para o teu aprendizado espiritual. Ninguém que passa por lutas, sai dela sem ter aprendido uma preciosa lição do Eterno. Então esteja atento e sensível para captar as coisas que Deus quer te ensinar.

Mas se estamos desfrutando de um momento de tranqüilidade, aproveite! Se alegre com a benção de Deus. Usufrua do direito que você tem de comer do melhor dessa terra. Mas não esqueça de que há pessoas que choram enquanto você se alegra. O que devemos fazer? Consolá-las! Lembre-se que um dia você também chorou e foi consolado. Da mesma forma devemos consolar os que choram. Note que as tribulações são usadas por Deus para bons motivos, para nos fazer crescer e nos capacitar para toda boa obra. Você já consolou alguém hoje?

Versículo para memorizar...
“Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram” (Romanos 12.15).

Ir. Samuel