Breves Comentários e Reflexões (Jeremias 36.3)



“Ouvirão talvez os da casa de Judá todo o mal que eu intento fazer-lhes; para que cada qual se converta do seu mau caminho, a fim de que eu perdoe a sua iniqüidade e o seu pecado” (Jeremias 36.3).

A Bíblia diz que os pensamentos de Deus são pensamentos de paz e não de mal, para nos dá o fim que desejamos (Jr. 29.11). Podemos ver isso claramente nesse texto do profeta Jeremias. Trazendo para a nossa realidade hoje, percebemos que às vezes sofremos por sermos rebeldes contra nosso Deus e nosso Pai. Ora todo pai corrige e disciplina o seu filho. É esse pensamento que deve vir à nossa mente diante de passagens como essa.
Deus não permite o “mal” por prazer de nos ver sofrer, do mesmo modo que um pai não tem prazer de disciplinar seu filho, mas ele sabe que através da disciplina a criança compreende que está fazendo algo errado. Deus havia planejado trazer um grande “mal” sobre Judá e o revelou a eles. Diante da ameaça iminente nós nos voltamos para o Criador, tememos e nos arrependemos. Infelizmente só a ameaça não é suficiente em algumas situações e Deus então tem que cumprir o que prometeu. Mas temos a certeza que o arrependimento imediato aliado com o “abandono” da prática errada que estávamos vivendo é eficaz para fazer com que Deus desista de executar sua justiça sobre nosso pecado, ele exorta “para que cada qual se converta do seu mau caminho, a fim de que eu perdoe a sua iniqüidade e o seu pecado”.
O arrependimento sincero, junto com o retorno a prática correta e obediência, nos livram de experimentar a disciplina e correção de Deus. Se, porém insistimos no erro, então só nos resta passarmos pela “vara” da correção que nosso Pai, que muito nos ama, reserva para quando estamos como que impedidos de enxergar o erro que insistimos em cometer.
Textos para meditar:
“Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Sheol” (Provérbios 23.13,14).

“O açoite é para o cavalo, o freio para o jumento, e a vara para as costas dos insensatos” (Provérbios 26.3).

“Se os seus filhos deixarem a minha lei, e não andarem nas minhas ordenanças, se profanarem os meus preceitos, e não guardarem os meus mandamentos, então visitarei com vara a sua transgressão, e com açoites a sua iniqüidade.  Mas não lhe retirarei a minha benignidade, nem faltarei com a minha fidelidade” (Salmo 89.30-33).

“Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te” (Apocalipse 3.19).

  
Ir. Samuel