Série: Devocionais - Sexta-Feira - Misericórdia e não Boas Obras!


“Não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo” (Tito 3.5).

Quão triste é ver que milhões de crentes hoje negam a verdade conclamada nesse versículo. Muitos filhos de Deus hoje estão cegamente arrogando para a si a causa ou a manutenção de sua salvação. Ainda que neguem logo que confrontados, mas suas palavras testificam contra eles mesmos mostrando que crêem exatamente o contrário daquilo que dizem.

Não pode haver meio termo e nem há outra possibilidade para aquilo que Paulo afirma quando escreve ao pastor Tito. Ele diz seguramente que nossa salvação em nada dependeu de nós. Não por obras de justiça praticadas por nós, mas por sua misericórdia. Quer dizer que mesmo aquelas obras consideradas como justas e boas não podem qualificar o homem para ser salvo, ou seja, mesmo que ele as pratique, ainda continuará perdido e seu fim é o inferno. Duro de admitir não é? Qual é a única coisa que pode tornar o homem um salvo? A misericórdia de Deus. É esta misericórdia que através do Espírito Santo lava e regenera o homem caído. Ora, se somente aqueles que praticam boas obras pudessem ser salvos, não haveria necessidade da ação do Espírito de Deus, pois o homem já praticaria por si mesmo o bem; e a graça vem para transformar pecadores em justos e não alizar o ego de quem já se acha que é justo e piedoso.

Desse modo também devemos rejeitar a loucura de dizer que podemos perder o que de Deus ganhamos. Dizem que precisamos nos esforçar para continuarmos sempre fiéis, pois a nossa salvação depende disso. Ora, quanta bobagem! Se nossas obras não nos podem levar à salvação, como poderiam mantê-la? É contraditório crer diferente disso. Nossas boas obras são consequências da nossa salvação e não a causa dela. Só a misericórdia de Deus pôde ser suficiente para nos conferir o sem Bem e amor. E é por esta mesma misericórdia que seremos levados a permanecer firmes em sua presença. Ele começou algo em nós, e irá concluir com sucesso.

Versículo para memorizar...
“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1.6 - NVI).



Pb. Samuel