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Estamos Seguros ou não? |
Segue abaixo a minha
resposta a querida irmã Cristina Labre acerca do seu post “Uma vez salvo, salvo
para sempre?” publicado em seu Blog Espírito Santo e Você. Visite este blog aqui.
Hoje venho falar de um assunto que para muitos é
muito polêmico, e quase sempre termina em debate; eu, porém, fico com o que
JESUS diz.
Amada
irmã, lamento, mas se você fica com o que JESUS diz, então deve concordar
comigo de que ele não veio trazer uma “salvação perdível” para seu povo, antes
ele mesmo nos confere segurança quando diz:
“Eu lhes
dou [às suas ovelhas] a vida eterna; jamais perecerão e ninguém as arrebatará
das minhas mãos” (João 10.28).
Dessa
forma como não poderemos afirmar que uma vez salvo, sempre salvo? É evidente
que estamos salvos para sempre, a menos que algo possa nos retirar das mãos do
Senhor, o que é absolutamente impossível de acordo com ele próprio. Eu espero
que você também acredite que nada pode nos tirar das mãos de Deus.
Eu não fico com que livros, teologia , sites...
Pelo
que entendi a irmã acha a teologia inútil ou desnecessária. Na verdade talvez o
conceito que te ensinaram sobre este termo esteja equivocado. O que estamos
fazendo nesse momento em que escrevo e você lê é teologia, porque teologia nada
mais é do que o estudo de Deus, é evidente que não podemos estudá-lo, então
devemos entender como “estudo sobre as coisas de Deus”. Quando lemos a Bíblia,
estamos estudando teologia. Quando postamos algo no blog sobre a palavra,
estamos fazendo teologia, e quando discutimos sobre pontos de vista diferentes,
isso também é teologia. Por isso todo filho de Deus deve amara a teologia, pois
através dela tomamos conhecimento das coisas concernentes a ela. De tal modo
que a sua expressão “não fico com livros, teologia...” me preocupa bastante,
porque é de pensamentos como este que surge uma completa alienação dos assuntos
mais importantes das Escrituras e que resulta numa grande habilidade para
rechaçar o certo e uma tremenda aptidão para acolher o errado. O desinteresse
pelo estudo não é nada saudável, uma vez que temos na palavra excelentes
exemplos que nos recomendam a busca pelo conhecimento. Mas acredito que a amada
irmã não seja uma pessoa alienada ao estudo, talvez apenas tenha se expressado
um pouco mal ou eu não tenha entendido direito.
irmãos tentam me convencer...
Esta
não é uma tarefa que tentarei empreender. Primeiro porque você mesma diz que
alguns já tentaram te convencer, e pelo seu post devo entender que não
conseguiram. Segundo, porque sei que isto é algo que compete unicamente a Deus.
Somente ele muda nosso coração, nossas vontades, nossas escolhas. Então, apenas
quero defender aqui aquilo que prego, sigo e vivo já há oito anos, a doutrina
cristã reformada. Oro para que você possa compreender da melhor forma possível,
e se for da vontade de Deus, receber estas verdades de bom grado.
Que TODOS SÃO FILHOS e com isso podem fazer o que
querem, como viver em suas paixão lascivas e cobiças; podem
apostatar-se da fé podem despregar o que Jesus diz, e estar tudo certo!
Não vai deixar de ser filho, pois estar na genética.
Aqui
vejo logo de cara que você ou não deve ter compreendido bem o assunto ou quem
te ensinou sobre ele não o fez corretamente. Eu não conheço uma só pessoa que
defenda a doutrina da eterna segurança da salvação que afirme que todos os
seres humanos são filhos de Deus, até onde sei isso é prática do catolicismo e
de algumas seitas neopentecostais. Há filhos de Deus espalhados por todo mundo,
mas nem todos da raça humana são eles.
Outra
coisa importante é que também nenhum daqueles que assim como eu acreditam na
segurança da salvação afirmam que poderemos viver no pecado, nas paixões, nas
cobiças e ainda assim sermos salvos. Isto é inadmissível. Se uma pessoa vive
dessa forma, as coisas não estão nada certo para ela. Então, percebo mais uma
vez que a querida irmã está falando sobre algo sem conhecer perfeitamente o
assunto.
Agora
esse ponto é interessante, pois você alega que existe a possibilidade de alguém
que foi salvo deixar de ser filho de Deus, pelo menos foi o que eu entendi. Na
verdade, o pecado não pode nos transformar em filhos do diabo uma vez que
aqueles que são salvos sempre foram filhos de Deus. Se por causa do pecado nós
deixamos de ser filhos, então não há filhos de Deus sobre a terra, pois que há
que não peque? A diferença é que os filhos de Deus, nascidos de novo, quando
pecam, se arrependem e voltam ao caminho; já os filhos das trevas nunca se
arrependem e morrem nos seus pecados, para no dia do Juízo receberem a devida
punição.
Vejamos:
"Porque nós temos tornado participantes de
Cristo, SE, de fato GUARDARMOS FIRMES ATÉ O FIM,
a confiança que, desde o princípio tivemos.” (Hb.3.14)
O exemplo dado por Paulo e o escritor aos
Hebreus apresenta-nos a possibilidade de salvação ou não salvação, quando
acompanhados de conectivo condicional "SE", nos
dá idéia de possibilidades inversas. Da Antiga a Nova aliança, várias promessas
de Deus estão acompanhadas com o tal conectivo condicional. Quando afirmamos
qualquer assertiva usando conectivo condicional como o conectivo “SE”,
estamos indicando que existe uma outra possibilidade para o sujeito de nossa
proposição. Indicamos que, “SE” ele fizer uma escolha chegará há um
resultado, mas, “SE” ele fizer uma outra escolha obterá outro resultado.
Penso que: Seguindo pela norma culta o texto
é muito claro! Agora vejamos exemplos do que Jesus diz sobre o
assunto.
Como
sempre irmã, quando queremos entender a palavra por nossa própria capacidade
incorremos no erro de não discernirmos espiritualmente o que está escrito.
Imaginar que Paulo quando escreve aos Hebreus está insinuando que a nossa
salvação depende de nós é contradizer todo o ensino evangélico que ele mesmo
proclamou em outras cartas, é afirmar que a salvação depende de nossas obras e
esforços, e sendo assim não é segundo a graça. O que o apóstolo está dizendo é
que o modo de termos certeza de que fomos salvos é através da nossa constância
e firmeza na fé. Somente aqueles que foram eleitos por Deus e, portanto,
alcançados por sua graça, receberam um novo nascimento, foram regenerados e
receberam o Espírito Santo, têm agora a mente de Cristo e vivem para ele,
apenas estes hão de continuar firmes. Se alguém não apresenta isso em sua vida,
pode até estar dentro de uma igreja, mas sua conversão não é autêntica e
sincera e seu fim será conforme as suas obras. Não pode um eleito de Deus se
perder. Agora você pergunta: E por que não pode? Porque isso significaria a
ineficácia do poder de Deus em guardar o seu povo, como é uma promessa, veja:
“Ora,
aquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com
exultação, imaculados diante da sua glória” (Judas vs. 24).
Dizer
que um eleito se perde é afirmar que Deus não foi poderoso o suficiente para o
guardar e lhe garantir eterna salvação. Eu creio com base bíblica que é Deus o
responsável por assegurar a salvação dos seus filhos. Pelo menos ela afirma que
não dependeu de nós a recebermos, logicamente não dependerá de nós mantermos
também.
"Aquele que me confessar diante dos homens,
também eu O confessarei diante de meu Pai que estais no céus;
mas (todavia, entretanto, porém...) aquele
que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que
estais no céus." ( Mateus 10.v.32).
Querida
irmã, esse versículo citado em nada prova que um filho de Deus perde sua
salvação ou que ele não esteja seguro eternamente. Novamente o que temos ai é a
forma mais precisa de se distinguir entre um eleito e um não-eleito. Só pode
confessar a Jesus aqueles que foram chamados, regenerados, transformados e que
se tornaram nova criatura. Ora, estes são os escolhidos de Deus, os que
receberam o Espírito Santo e que através da ação dele fizeram perfeita
confissão. Paulo nos diz:
“Ninguém
pode dizer: Senhor Jesus, senão pelo Espírito Santo” (1ª Coríntios 12.3).
O que
estou querendo dizer amada é que quem confessa [a Jesus] o faz porque é um
eleito de Deus. Quem não confessa não faz parte dos escolhidos para a salvação.
A confissão nesse caso não é necessariamente o ato de falar, mas a confissão de
vida, com atitudes que demonstrem a autenticidade da conversão.
..."aquele que perseverá até
o fim, esse será salvo" (Mateus 10.v.22).
..;Aquele, porém,que perseverá até o fim,
esse será salvo. e será pregado ESTE Evangelho do reino (O evangelho de
quem perseverar até o fim, será salvo) por todo o mundo, para testemunho as
todas as nações. Então virá o fim. (Mateus 24.v.13-14).
Os
eleitos perseveram porque são salvos e não para serem salvos. Mas talvez você
pergunte: Então porque Jesus disse que quem perseverar até o fim será salvo,
dando uma idéia de “condição”? Simples, o que acontece é que quando a Bíblia
fala acerca da salvação ela pode se referir em dois sentidos, o “já” e o “ainda
não”. Vou tentar ser mais claro. Você tem dúvidas de que está salva irmã?
Acredito que não. Eu também tenho certeza de que estou salvo. Mas nós ainda não
estamos no Céu. Então podemos dizer que a salvação tem “dois” tempos: O
presente – “já”. E o futuro – “ainda não”. Quando ele diz “aquele que
perseverar até o fim esse é que será salvo” podemos parafrasear dessa forma “aquele
que se mantém firme até o fim, esse é que de fato irá para o Céu”. Já estamos
salvos, mas ainda não alcançamos a “plenitude” dessa salvação, o que só vai
acontecer quando tudo estiver terminado, quando Cristo tiver vencido o último inimigo
e todo o plano de Deus tiver sido executado. Por isso dá a impressão de que
Jesus está colocando tudo numa “condicional”. Dessa forma “será salvo” está se
referindo exatamente a salvação quanto ao trato futuro, em sua total plenitude.
Vemos claramente em outras passagens fazendo referência à salvação já no trato
presente como, por exemplo:
“Por
isso, quem crê no Filho TEM a vida eterna” (João 3.36).
Você
percebe irmã? Aqui diz que quem crê não vai ter a vida eterna, não vai ser
salvo, como se fosse no futuro; diz que já TEM
a vida eterna, JÁ ESTÁ SALVO. Veja outro texto onde o próprio Jesus diz isso:
“Em
verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me
enviou TEM a vida eterna, não entra em Juízo, mas passou da morte para a
vida” (João 5.24).
O que
podemos concluir irmã? Que ora estamos salvos, e ora não? Absolutamente! Seria
ridículo crermos nisso. A correta compreensão é que já estamos salvos (depois
que cremos), já temos a vida eterna, mas ela ainda não foi manifestada em sua
plenitude e totalidade, isso só ocorrerá nos Céus:
“Amados,
agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser.
Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque
haveremos de vê-lo como ele é”. (1ª João 3.2).
Mas
afinal irmão, o texto de Mateus 24.13 e 10.22 estão ou não na condicional? Não!
Vou explicar o porquê.
Se
você entender que ali Jesus está condicionando a salvação a nossa perseverança,
você está dizendo que é o próprio homem quem se salva. Pois é ele quem “sozinho”
sustenta a salvação dele.
Também
está dizendo que a salvação depende das nossas obras, pois eu não posso revelar
minha perseverança senão através de obras, e se a salvação depende das obras
contradiz Efésios 2.8.
Podemos
entender também que nós não estamos salvos. Pois Jesus disse aquilo aos
discípulos, ou seja, pessoas que haviam crido nele. Veja que ele diz “será
salvo”. Ora, então não estavam salvos ainda! De acordo com a sua interpretação,
então, nenhum de nós está salvo também, mesmo depois de ter crido nele como os
discípulos. A salvação então seria algo apenas para o futuro, contradizendo o
que o Senhor disse nos textos que citei agora a pouco onde ele afirma que quem
crê nele já TEM a vida eterna.
Resumindo
então, não temos em Mateus 24.13 e 10.22 uma condição, mas uma afirmação. Jesus
está dizendo que os eleitos serão salvos porque hão de perseverar até o fim. Veja
que ele diz um pouco adiante que as tribulações serão abreviadas justamente por
causa dos deles [os Eleitos] (vs. 22), isso prova que ele não está esperando a
salvação de toda humanidade, mas somente dos seus Eleitos. E também que haverá
muitos falsos profetas operando sinais que enganariam se possível (isto quer
dizer que não será possível) os próprio Eleitos. O que quero dizer? Quero dizer
que estes escolhidos são preservados soberanamente para que cheguem à plenitude
da salvação e não sejam enganados pelos falsos profetas, mas continuem
perseverando até o fim. A perseverança deles [eleitos] é fruto da graça eletiva
de Deus e a prova de que genuinamente foram salvos – “o já”. E chegarão à
plenitude dessa salvação – “o ainda não”.
“Estou
plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la
até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1.6).
Deus amou o mundo de tal maneira deu seu Filho unigênito,
para que TODO O QUE NELE CRÊ não pereça, mas tenha a vida eterna......Quem
NELE CRÊ NÃO não é julgado O QUE NÃO CRÊ já está
julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
(João 3.v.16-21).
Bem,
não sei onde os textos citados por você mostram que os filhos de Deus perdem a
salvação. Na verdade eles corroboram a verdade de que quem crê está salvo.
Mas, você pode me dizer: _ aah!!! Jesus, disse; que
o homem não pode receber coisa alguma que do céu não lhe for dada.
Observe uma coisa: Quem lhe disse, que foi
Jesus, quem disse esta frase?!?!?!??
Quem disse estas palavras foi João Batista a
seus discípulos e a um judeu. Ele estava falando de Jesus!! Leia o
João 3 todo que entenderá o que estou dizendo! Comece analisando
sobre a conversa de Jesus e Nicodemos e leia todo o capitulo. Não repasse o que
você ouve por ai sem ter conferido na Bíblia Sagrada. A Palavra é Jesus. E, nos
ensina. E o Espirito Santo testifica todas as coisas que vem de Deus!!!
Não
entendi muito bem irmã, mas você está sugerindo que a salvação não é algo que
nos é dado dos Céus? Seria isso? Se não for dada dos Céus então é mediante
nossos esforços? Leia Efésios 2.8. Será que o homem pode crer em Jesus senão
tiver sido destinado para isso? Leia Atos 13.48.
Vou te dizer uma coisa!
Do céu já nos foi dado a Jesus, se não
recebemos a Jesus o negamos, ou nos afastamos dele não poderemos receber NADA
que vem do céu, pois, só receberemos através do Jesus Cristo. Ele é a ponte e
se não cremos ou não damos testemunho verdadeiro dele como queremos
receber alguma coisa do céu seja ela salvação, reino, vida eterna, seja lá o
que for!
Como
já disse os Eleitos terão em suas vidas a obra completada, enquanto nessa vida,
estamos sendo constantemente moldados e aperfeiçoados por Deus.
Paternidade de Deus.
Analise "SE" Ele é seu
Pai! vamos lá! Acompanhe comigo em em I João 3.v. 6-10 ".
Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo
aquele que vive pecando não o viu e nem o conheceu.Filhinhos não vós deixe
enganar por ninguém; ...aquele que prática o pecado procede do
diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se
manifestou o filho de Deus; para destruir as obras do diabo.
Todo aquele que é NASCIDO de Deus não
vive na PRÁTICA do pecado..."
Quando não estamos em Jesus não somos filhos
de Deus e nem temos a vida eterna. Pois, em I João 5.v.11-12 nos diz: Deus nos
deu a vida eterna, e ESTA VIDA ESTAR NO SEU FILHO. Aquele
que tem o filho tem a vida; aquele que não tem o filho não tem a vida.
Ao vencedor herdará estais coisas e EU LHE
SEREI DEUS E ELE ME SERÁ FILHO.
Quanto porém aos covarde, aos incrédulos, aos
abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e
TODOS os mentirosos, a parte que lhe cabe será no lago que arde com fogo e
enxofre,a saber a segunda morte.
Pelo que entendi a irmã parece ser bem radical
quanto ao pecado. Você diz que se pecarmos Deus já não é mais nosso Pai, e sim
o diabo. Com isto devo concluir que a irmã nunca peca, e se pecou alguma vez,
então a irmã se tornou filha do diabo.Talvez se se arrepender volte a ser filha
de Deus, mas se voltar a pecar novamente vira filha do diabo. Estranho isso não
acha? Ora posso ser filho de Deus, e ora sou filho do diabo.
Novamente a irmã está colocando a salvação no poder
no homem. Você não entendeu direito os textos que citou. João 3.6-10 é mais uma
afirmativa de como podemos conhecer um eleito, um salvo. O eleito não vive
pecando, não significa que ele não peque. Todos pecamos. Mas há uma diferença
entre pecar e viver na prática de pecado. O salvo passou por um novo
nascimento, quando ele peca, ele se arrepende. O ímpio peca naturalmente e não
está nem ai. Mas não é porque um eleito peca que ele deixa de ser filho de
Deus, isso não está no texto, pelo contrário, o próprio Jesus disse que ele não
lança fora (João 6.37). Se alguém está na Igreja, mas leva uma vida de pecado,
é porque não foi salva, não é uma eleita de Deus, pois quem nasceu de Deus não
vive na prática do pecado (1ª João 3.10).
Se confessares a Jesus como Senhor, serás salvo!
Quando apostatamos da fé, deixamos de confessar a
Jesus como Senhor de nossa vida; digo por experiência própria! Deixamos de crer
em Jesus, não seguimos mais os seus passos, desarraigamos dele, começamos a
praticar o que é mal aos Seus olhos. Portanto estamos muito, muito longe de
Jesus. Ele é o elo que nos liga a Deus. Se não estivermos em Jesus não somo
filhos de Deus.Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que
esperam no SENHOR herdarão a terra.(Salmos 37.v.9) SE com
tua boca confessares Jesus como Senhor e, em teu coração creres que Deus o
ressuscitou dentre os mortos, SERÁ SALVO. Porque com o
coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
Vou parar por aqui, este assunto é
extenso e daria um livro. Mas, o meu desejo é que o Espírito Santo
ministre profundamente ao teu coração de maneira peculiar. Lei estude a bíblia
Sagrada e não repasse o que apenas ouviu sem que tenha buscado confirmação na
palavra que é Jesus!
Um
eleito jamais apostata da fé. Esta é uma atitude de quem apenas “fingiu” ser um
crente. Aqueles que não foram eleitos até podem “aderir” à Igreja, mas chega um
momento em que eles não conseguem permanece e se vão. Por que não conseguem?
Porque não foram mudados, não nasceram de novo, não receberão o Espírito Santo.
E por que não receberam? Porque não eram eleitos, o propósito deles aqui não é
obedecer a Deus, mas ser desobedientes; foram postos pra isso:
“São
estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram
postos” (1ª Pedro 2.8).
Quando
o Eleito ouve a pregação do Evangelho, ele crê e confessa (não existe aceitar
Jesus, e sim confessar). A partir dali ele é guiado a toda a verdade e será
soberanamente preservado pelo Senhor para aquele Dia. O que acontece irmã é que
você está repetindo algo que aprendeu sem analisar as Escrituras, está usando
uma lógica humanista para retirar o poder de Deus e lançá-lo sobre o homem,
está exaltando o homem e humilhando a Deus, só que infelizmente você e todos os
que crêem no livre arbítrio e na salvação perdível não se dão conta disso.
Pr. Samuel Balbino