Indicação ao MEME Literário por Irismar Santos do Blog Vivendo pela Palavra.

Fiquei muito contente pela indicação feita pela minha amiga e irmã em Cristo, Irismar. É interessante porque, semelhantemente a ela eu não era muito chegado em leitura. Apenas com o tempo, conforme vamos amadurecendo, é que fui tomando gosto e descobri o prazer de ler. Tenho um gosto meio excêntrico, digamos assim. Mas será interessante compartilhar com os irmãos.

De acordo com as regras eu tenho que responder a 3 (três) perguntas e indicar 10 amigos. Então lá vai.

1) Existe um livro que você leria várias vezes sem se cansar? Qual?



Alguns podem pensar: O quê? Este livretinho? São nas coisas menores e mais simples que encontramos grandes revelações. ELEIÇÃO de Charles H. Spurgeon, foi o primeiro texto reformado que eu li. Confesso que depois desta leitura Deus despertou meu coração para as verdades do evangelho. É um pequeno livro com uma grande mensagem. Confesso que não me canso de relê-lo, parece que sempre descubro algo novo nele. A liguagem também é tão simples e didática que é como se o próprio Spurgeon estivesse conversando comigo numa tarde de sábado sentado na varanda da minha casa.

2) Se você pudesse escolher apenas um livro para ler o resto da sua vida, qual seria?



Eu não poderia colocar outra opção que não a inerrante palavra de Deus, A Bíblia. Sobre este livro tenho construído minha vida. É o meu alimento diário, a minha companhia em momentos de solidão, o meu consolo em momentos de angústia, é a voz de Deus falando ao meu coração.

3) Indique três dos seus livros preferidos.



OS TRADUTORES NA HISTÓRIA, é um leitura apaixonante sobre este grande  personagem cultural, o tradutor. O livro é uma compilação de textos de diversos especialistas abordando as grandes façanhas dos tradutores ao redor do mundo e a sua importância na divulgação de valores, conhecimento e religião. Como era de se imaginar a obra conta com diversas páginas relatando as traduções bíblicas e faz uma síntese do trabalho de importantes personalidades cristãs com  Jerônimo, Lutero, Calvino, Jan Huss, Ufila, o missionário James Evans, além de relatar as traduções de outras religiões como o judaismo, islamismo e budismo. Também aborda os gêneros, tipos e linguagens empregada em muitas das obras traduzidas. Não é um livro de autoria cristã, mas é muito interessante e aprendi bastante com ele.


O CASTELO DE OTRANTO é uma obra clássica da novela gótica francesa, um estilo que se popularizou a partir do século XVIII. Foi de literaturas com esta que se originou a fascinação pelo inexplicável, pelo medo do desconhecido, pelo contraste entre a vida e a morte. O livro conta a história de um reino e de seu príncipe que se vê atormentando por aparentes manifestações sobrenaturais.


NASCIDO ESCRAVO OU "DE SERVO ARBÍTRIO" (título original). Escrito por Lutero, é um livro que eu não poderia deixar de indicar. Trata-se de uma resposta  a um dos maiores intelectuais do século XVI, Erasmo de Rotterdan. Neste livro Lutero rebate todos os argumentos utlilizados por Erasmo para provar que o homem possui livre arbítrio. É de fácil leitura, muito agradável e muito esclarecedor. Recomendo pois os mesmos argumentos usados por Erasmo continuam sendo utilizados hoje na tentativa de anular a soberania de Deus. Assim sendo é um livro indispensável. Já estou lendo pela segunda vez.

Agora quero revelar os meus indicados ao MEME Literário, e estou ancioso para conhecer o gosto literário de cada um.