Estamos Seguros?


Alguns afirmam que a salvação se perde, que nós precisamos no esforçar para permanecer salvos. Ora a Bíblia não ensina nada disso, e ao contrário do que muitos pensam, ela não se contradiz. A Bíblia não é um livro confuso, os homens é que tentam confundi-la interpretando-a do seu modo, e não levando em conta o que já está patente e claro nela.
Acima de qualquer argumento nós cremos em um Deus de amor e poder. Isso significa que ele nos ama com amor infinito, e que tem todo o poder para nos preservar a ele mesmo, em integridade e idoneidade. Dizer o contrário disso é alegar que Deus não ama o suficiente, ou se ela ama, não é capaz de fazer muita coisa em prol desses que são alvo do seu amor. Eu creio que o amado leitor não pensa dessa forma, se não sua fé é inútil e vã.
A primeira coisa que precisamos saber é que a salvação não vem de nós, mas de Deus.
“Ao senhor pertence a salvação” (Jonas 2.9).
É um erro tremendo pensar que somos nós os responsáveis por estarmos salvos hoje, isso é uma obra exclusiva de Deus, não dependeu em nada de nossas obras ou atitudes.
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8).
Isso significa que a salvação não pode de modo algum render glória ao homem, exatamente ao contrário do que os irmãos arminianos fazem, uma vez que eles alegam: Eu aceitei Jesus! Eu decidi! Todo o mérito da salvação vem de Deus, foi ele quem determinou que seríamos salvos.
“...que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo JESUS, antes dos tempos eternos” (2ª Timóteo 1.9).
Então, se não tivemos participação alguma na aquisição, também não podemos ter na manutenção. Imagine que uma pessoa pobre, um operário cujo rendimento mal dá pra comprar uma bicicleta, ganhasse de um magnata um automóvel importado e de luxo. Será que esse simples operário poderia manter os custos de manutenção desse veículo, uma vez que somente um dos pneus consumiria mais da metade do salário dele por mês? Ora, mas ele ganhou esse carro! Sim, mas não pagou por ele. Nem poderia. E se o magnata não se comprometer de todos os meses pagar a manutenção, colocar combustível e comprar alguma peça em caso de defeito, esse carro nunca vai ser usufruído pelo operário, pois ele não pode arcar com todas essas despesas que ele exige. Com a salvação ocorre o mesmo, nós a recebemos graciosamente (Ef 2.8), e é o próprio JESUS quem nos assegura a sua manutenção. Paulo tinha plena certeza disso:
“...porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia” (2ª Timóteo 1.12).
A promessa do nosso Deus é uma salvação eterna e garantida, nenhum se perderá dos que vem a JESUS.
“A vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia” (João 6.39).
Será que Deus não seria capaz de realizar essa vontade?

Pr. Samuel