Cristão pode ouvir música secular?



A resposta bem simples e objetiva a essa pergunta é um sonoro sim. Não há nenhum problema em um cristão apreciar músicas produzidas por não cristãos. Entretanto, existem algumas considerações que precisam ser feitas.

Que tipo de música vamos ouvir? É necessário estabelecer alguns critérios. Tudo em nossa vida deve ser feito para a glória de Deus, inclusive o nosso lazer e diversão. Um dos princípios que a Reforma nos legou é o de que a nossa vida não pode ser dividida entre sagrado e profano. Somos discípulos de Cristo em tempo integral, para ser mais enfático, as 24 horas do dia.

Assim sendo, não deveríamos classificar as coisas como, “essa música é santa, mas essa outra é do mundo”. A música é um tipo de arte e pode ou não ser usada para glorificar ao Eterno. Há músicas cujo conteúdo, apesar de não fazer nenhuma menção direta a Deus, exaltam virtudes e valores procedentes dele. Qual a justificativa para não apreciá-las?

O apóstolo Paulo nos dá um princípio que pode ser aplicado de forma geral à nossa vida.

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. (Fp. 4.8).

Se aplicarmos essa regra na escolha do tipo de música que iremos ouvir, do filme que pretendemos ver,  ou seja lá qual for o programa no qual desejamos investir o nosso tempo livre, com certeza não iremos errar. Quando submetemos tudo ao crivo das Escrituras, não há espaço para dúvidas. Se determinada forma de lazer incentiva ou promove coisas que são claramente pecaminosas, é nosso dever nos abster dela. Caso contrário, podemos sim, recebê-la com ações de graças, sem medo algum de estarmos ofendendo a santidade de Deus.


Pb. Samuel Balbino