O que esperar de 2020?



As pessoas costumam ficar criando grandes expectativas para o início de um novo ano. Não que isso seja algum problema, é perfeitamente normal. O drama começa quando essas expectativas são excessivas e levam o indivíduo ao labirinto dos medos, dúvidas e crises de ansiedades.

As Escrituras nos recomendam confiar obstinadamente no cuidado de Deus conosco. Encontramos várias passagens em que expressões como "não temas", "seja forte" ,"estou convosco" e similares, aparecem como uma forma de nos encoraja ao lidarmos com as dificuldades da vida.

Infelizmente a "teologia coach" utiliza bastante esses versículos para promover seu pseudo-evangelho, distorcendo o real sentido deles e colocando o ser humano numa posição de destaque que ele não pode ter. Entretanto, as promessas de Deus feitas através de sua palavra são reais, e longe de todo pensamento triunfalista, elas redundam em glória para Ele mesmo. Por isso devemos crer e proclamá-las.

Não precisamos ficar fantasiando ou romantizando o futuro. Ele virá para cada um de nós, se Deus permitir. Cremos na soberania divina, portanto confiamos que todos os acontecimentos que nos sobrevirão, se encontram sob seu controle e autoridade.

Assim como Deus foi conosco em 2019, ele continuará sendo em 2020. Porque para o Eterno essas definições de tempo não significam nada. Como reformados a nossa postura deve ser: Não sei o que me espera em 2020, mas isso não importa, se tenho ao Senhor, venha o que vier, a vontade dele será feita! E sabemos que ela é boa, perfeita e agradável.

Pb. Samuel Balbino