É pecado não querer ter filhos?



Para responder a essa pergunta é necessário saber primeiro qual a motivação para não desejar ter filhos. Infelizmente, na grande maioria das vezes, aqueles que tomam essa decisão o fazem por motivos meramente egoístas e tentam camuflar seus próprios interesses usando argumentos que não justificam tal postura.

As nossas escolhas e opiniões precisam ser fundamentadas nas Escrituras. Elas são nossa bússola e referencial. Portanto, devemos ter muito cuidado para não colocar a nossa vontade acima da vontade de Deus, ou querer adaptá-la para que ela se harmonize com os nossos interesses.

Os argumentos normalmente utilizados para justificar a ausência de filhos não se sustentam quando confrontados com a Bíblia. Há diversas passagens que de forma bem clara nos mostram que a vontade de Deus é que o seu povo gere descendentes (Gn. 1.28; Dt 11.18,19; Sl 127.3-5; Sl. 128.6; Jr. 23.3; Jr. 29,6; 1Tm. 2.14,15; 1Tm. 3.4,5; 1Tm 5.9,10).

Dificuldades financeiras, crises mundiais, sociedade com valores morais corrompidos entre outros problemas, sempre existiram e existirão. Nenhum deles, portanto, pode ser usado com um motivo justo para um casal cristão decidir não ter herdeiros.

Aos jovens solteiros que têm esse pensamento equivocado, o conselho que dou é que permaneçam como estão, não se casem. Pois casamento pressupõe filhos. Casar apenas para ter o direito de fazer sexo não é bíblico. É uma postura egocêntrica e egoísta fruto de um coração que precisa ser tratado diante de Deus.

Aos noivos, se também pensam assim, reflitam bastante. Orem e peçam para que Deus lhes quebrante e converta suas mentes à maravilhosa missão que nos foi dada por ele, a missão de gerar filhos e filhas para a sua glória. Não permitam que a incredulidade se apodere de vocês. Creiam na divina providência. Se lancem de forma obstinada aos cuidados do Eterno. Ele proverá o sustento necessário.

Finalmente, a não ser por questões de saúde, ou se você vive num país sob forte perseguição à fé cristã e isso lhe impede de poder constituir uma família, não há nada que justifique a decisão de não ter filhos. A vontade de Deus é que seu povo se multiplique e seja fecundo. A pergunta que deve ser feita é: convém obedecer a Deus ou a nós mesmos?

Pb. Samuel Balbino