
Lembro-me também que ele constantemente apelava para os muitos “milagres” que teoricamente acontecem nas reuniões feitas naquele lugar. Conclamava as televisões para que fossem lá filmar e verem cegos enxergarem, paralíticos andarem e cancerosos serem restaurados.
Num ímpeto de ira ele vocifera: Cuidado! Se se levantarem contra esse ministério, eu amaldiçoou e a mão de Deus vai pesar! Após ouvir isso ao vivo da boca de um homem que se julga ministro de Cristo me veio à mente a pergunta: O que fizeram com o evangelho?
Sem dúvida alguma isso que estão pregando por ai a fora não é o evangelho de Jesus Cristo. A ameaça feita por esse sujeito proclamado apóstolo não é uma atitude esperada de um homem de Deus. Certa feita os verdadeiros apóstolos intentaram fazer isso e o próprio Senhor os repreendeu:
“Ora, quando se completavam os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. Enviou, pois, mensageiros adiante de si. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe prepararem pousada. Mas não o receberam, porque viajava em direção a Jerusalém. Vendo isto os discípulos Tiago e João, disseram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir como Elias também fez? Ele porém, voltando-se, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Pois o Filho do Homem não veio para destruir as vidas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia” (Lucas 9.51-56).
Certamente que sair por ai amaldiçoando os outros não é coisa para um cristão fazer. Mas além disso, ocupar um horário tão importante da Tv para fazer este tipo de coisa é no mínimo uma grosseria para com aqueles que desejam realmente pregar o evangelho nas mídias modernas, porém não dispõe de recursos financeiros suficientes para isso. Os verdadeiros apóstolo em sua época usaram a tecnologia a seu favor, viajando de um lado para o outro em navios para anunciar a palavra ao maior número possível de pessoas, além de escreverem todo o material que hoje dispomos como o Novo Testamento. É evidente que a única meta deles era anunciar o evangelho.
Onde está este evangelho hoje? Não se vê pregadores televisivos falando do evangelho. Vemos eles vendendo livros, Dvds, antenas, entradas para congressos e etc. Outros usam do sensacionalismo e da ignorância dos incautos para angariarem adeptos, o que significa mais dinheiro entrando em seus cofres, uma vez que lá as pessoas são incentivadas e sugestionadas a darem seu dinheiro em troca das bênçãos. E não venha estes palradores frívolos e nem seus defensores dizerem que não é verdade, porque só não vê isso quem for cego.
Covil de salteadores! Raça de víboras! São estes os títulos que Cristo tem para vocês, os que usam o evangelho como fonte de lucro. Seduzem os pobres para lhes extorquir até o último centavo e os cativa para não perceberem o abismo no qual estão caindo.
O verdadeiro evangelho hoje não está sendo pregado na Tv. Ele está nas pequenas congregações esquecidas do resto do mundo, está na boca dos pastores desconhecidos e sem fama que devotam suas vidas para alcançar pecadores. Está com o pobre missionário que renunciou a tudo para levar a mensagem num país de língua estranha, de povo estranho e longe de sua terra e família. O verdadeiro evangelho está oculto, e só é descoberto àqueles a quem Deus quiser revelá-lo.
A esperança dos autênticos crentes é que um dia todos os exploradores da fé receberão a sua devida punição.
“Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda” (2ª Pedro 2.3, NVI).
Pb. Samuel