Pastorzinho "Coach"



Eles são modernos. Falam a linguagem da nossa geração. São muito estilosos, acompanham sempre a moda. Gostam de falar ao som de um bom fundo musical. As palavras fazem uma verdadeira massagem no ego. As pessoas costumam sair mais leves após ouvi-los.

Estamos falando dos jovens “pastores coach”. Sim, eles mesmos... Estão por aí acariciando os ânimos dos menos avisados; misturando pequenas doses de verdades bíblicas com baldes e mais baldes de humanismo, psicologia barata e frases de efeito.

O resultado disso: maior analfabetismo bíblico. Apesar do acesso tão fácil às Escrituras, a real mensagem que elas revelam têm sido ofuscada e encoberta por essa turma “descolada”.

Eles criaram uma péssima caricatura de Deus e do evangelho. A mensagem que pregam é muito palatável, adocicada e inebriante como um alucinógeno, fazendo com que aqueles que os ouvem desenvolvam uma verdadeira aversão ao evangelho puro e simples.

Deive Leonardo, Victor Azevedo, “Pr. Lucinho” e Claudio Duarte são exemplos de líderes que nenhum cristão deveria escutar. Pois a mensagem deles parece ter sido feita sob medida para não incomodar os ouvido, pelo contrário; ela entretém e diverte.

Outro grande problema são as heresias que alguns dessa trupe fazem questão de propagar. São coisas absurdas, desde a negação da suficiência e inerrância das Escrituras até a afirmação de que Deus não detém o controle absoluto da criação — o herético teísmo aberto.

Alguém pode argumentar que são “errinhos” pontuais e que não invalidam as coisas boas que eles ensinam e que são coerentes com a Bíblia. 

A minha resposta é que não é seguro ouvi-los. Porque enquanto eles dizem duas ou três verdades bíblicas, derramam uma enxurrada de conceitos triunfalistas e humanistas, anestesiando corações que deveriam ser confrontados ao invés de paparicados.

Existem diversos pastores e líderes realmente sérios, comprometidos com a pureza do evangelho, que pregam expositivamente e que têm muito a nos ensinar. Não precisamos “consumir” essa água de origem duvidosa, pois corremos o sério risco de ingerirmos coisas nocivas à nossa “saúde espiritual”.

Não ouça esses “pastores coach”. Eles são inimigos do evangelho muito bem camuflados e devem portanto sim ser refutados e confrontados pela verdade, para que deixem de seduzir os incautos e se arrependam dos seus erros. 

O evangelho NÃO É uma mensagem “fofinha” e fácil de ouvir. Ela nos confronta, nos humilha, nos lança aos pés do Eterno suplicando sua misericórdia e salvação. Qualquer coisa que fuja disso, não é o evangelho, mas astúcia humana, maligna e, quem sabe, demoníaca.

“Chegará o dia em que no lugar dos pastores alimentar as ovelhas, teremos palhaços entretendo bodes”. Charles Spurgeon.


Presbítero Samuel Balbino