Textos Prediletos - Gênesis 19.1-29


A história da destruição de Sodoma e Gomorra é ao mesmo tempo fascinante e horripilante. Quando leio me dou conta do quanto Deus é misericordioso para com a nossa geração. Algumas vezes já me deparei pensando: Ah, se eu tivesse nascido nos tempos bíblicos... Mas com certeza Deus é muito sábio e fez com que eu nascesse na época certa. O modo de Deus agir nos primórdios da humanidade é bem diferente de hoje. O contexto mudou. A aliança mudou. Por isso, quando lemos esse e outros relatos que mostram a manifestação da justiça e da ira do SENHOR sendo derramadas sobre os ímpios, o nosso coração deve encher-se de temor e reverência. Os costumes estão muito parecidos com os da época daquelas cidades. Apesar de sabermos que o mesmo evento dificilmente voltaria a acontecer hoje (a menos que Deus soberanamente o queira). Precisamos ficar cientes que tais cidades foram arrasadas em razão de sua depravação e imoralidade. Essas coisas ofendem a santidades de Deus e até hoje continuam muito comuns e corriqueiras em nossa sociedade moderna.

Eu não vejo o avanço da promiscuidade e depravação como algo anormal; pelo contrário, eu vejo como natural! É o que se pode esperar de uma humanidade caída e obscurecida pelo pecado. No início da história vemos esse fato se repetindo duas vezes. O que levou Deus a destruir a primeira geração com o dilúvio? O aumento da iniquidade na terra. Passa-se um tempo e da mesma forma que um vírus infecta um sistema e vai se proliferando para outros, o pecado vai se multiplicando e alcançando níveis absurdos.  Temos no centro da história duas cidades: Sodoma e Gomorra. A Escritura diz que os habitantes dessas cidades era maus e grandes pecadores!(Gn 13.13). A depravação sexual era muito forte nelas. Eu me atrevo a dizer (ainda que seja apenas uma especulação minha) que as obscenidades que eram praticadas lá eram bem piores que as de hoje. Talvez alguém possa dizer que não, que hoje, com toda a informação e tecnologia que dispomos, a humanidade está bem mais depravada. Concordo que nossa sociedade moderna é muito depravada, mas ainda quero acreditar que os pecados de Sodoma e Gomorra feriram por demais a santidade de Deus de tal maneira que sua ira se ascendeu irremediavelmente contra elas.

Andei pesquisando e vi que vários arqueólogos e historiadores concordam que Sodoma e Gomorra existiram nas proximidades do mar morto. Em algumas escavações foram encontrados restos de uma civilização e ruínas com uma camada espessa de cinzas e enxofre.  Acredita-se que o relato bíblico da destruição das cidades pecadoras se deve a erupção de um vulcão e imediatamente ao descobrir isso me veio à memória um outro caso muito intrigante que foi o de Pompéia. E pergunto: Como era a cidade de Pompéia? Depravada. Todos os historiadores concordam com isso. Até hoje as obras de artes e artefatos descobertos nas ruínas de Pompéia causam espanto e assombro pela imoralidade e perversão que representam. Eu não posso dizer que tudo isso é mera coincidência.  Sodoma, Gomorra e Pompéia foram alvos da ira de Deus por causa dos seus pecados e da sua imoralidade absurdamente acentuada.

Hoje vemos um avanço do pecado e o seu estímulo através dos meios de comunicação e pela internet. A cultura está absolvendo cada vez mais valores duvidosos, ou melhor, abrindo mão dos bons valores morais e sucumbindo à libertinagem e depravação. E o que me deixa ainda mais revoltado é ver pseudo-cristãos se omitindo diante de tudo isso apenas para obter o status de serem, o que o mundo considera como, o "politicamente correto". O relativismo e o liberalismo são problemas que devem ser combatidos, por outro lado sabemos que a tendência é essa mesmo, que o mal se prolifere até chegar o momento no qual Deus se levantará para exercer juízo. A minha oração é que o remanescente que se acha fiel alcance misericórdia, socorro e seja livre do destino que está reservado para todos os que se afundam em sua devassidão, impureza e sensualidade.


Ir. Samuel Balbino