A Futilidade dos Falsos Retiros Espirituais




Todos os anos centenas de denominações organizam retiros espirituais durante o período carnavalesco. Entretanto, nunca ficou absolutamente claro para mim o real propósito disso. O que esperam esses pastores quando promovem esses retiros?

Até onde sei geralmente se aluga um casa de praia ou uma chácara onde os crentes (na sua maioria jovens e adolescentes) se retiram para uns quatros dias de isolamento das coisas mundanas e se dedicam a comunhão com Deus. Mas espere um momento! Por que é necessário ir a uma casa de praia ou a uma chácara para se poder dedicar a comunhão ou introspecção? Não! Certamente não são esses os reais motivos que levam os crentes de hoje a ser tão favoráveis a esses tais retiros. Na verdade é tudo uma mera oportunidade que eles têm para se usufruir de momentos de lazer e diversão. Na minha opinião não deveriam chamar de retiro espiritual, pois com isso se conclui que todas as atividades no referido evento seriam de cunho espiritual e reflexivo, composto por estudos bíblicos, orações ou seminários, homilías e etc. Não é essa a realidade que encontramos. Antes, os jovens têm uma porta aberta à licenciosidade e não poucas vezes muitos casos de fornicação ou adultério surgem depois de tais retiros. O que significa que se a santidade de determinada congregação já estava deteriorada por problemas mal administrados pelo pastor, eles se acentuam ou pioram com esses eventos. Ao invés de proporcionar ainda mais combustível para a libertinagem em nossos ajuntamentos, deveriamos dificultá-la através do estudo e meditação da palavra, do aconselhamento pastoral, da comunhão nos lares para o fortalecimento da sã doutrina e do alimento edificante nos sermões - fundamental para que a Igreja possa estar nutrida contra as investidas da carne.

É evidente que o evangelicalismo moderno não habituou os crentes a se reuniram por vários dias com o único propósito de estudar as Escrituaras. Isso pode lhes parecer um tanto quanto enfadonho, e diriam alguns líderes: Os jovens não iriam participar se não tiver piscina, quadra ou salão de jogos! Eu pergunto: A Igreja é para entreter ou ensinar? Exortar? Disciplinar? Não é atoa que hoje observamos cada dia mais o povo de Deus se entregando a libertiagem e ao mundanismo e ainda por cima acreditando em todo vento de doutrina. Enquanto não houver ortodoxia iremos de mal a pior, pois a única coisa que protege a Igreja das investidas das trevas e da destruição é o conhecimento,  se hoje nem nos cultos as pessoas adquirem conhecimento, pois saturam a liturgia de elementos supérfluos e vázios e dedicam dez minutos para a exposição do Evangelho, que dirá quando um bando de jovens crentes de sungas e biquinis passam três ou quatros dias ao redor de uma piscina fazendo churrasco e ouvindo música.



Ir. Samuel.