"Houve tarde e manhã, o primeiro dia" (Gênesis 1.5)
A noite era trevas e a manhã era luz; mas as duas são colocadas juntas e chamadas pelo nome que é atribuído somente à luz — dia. Isto tem uma analogia exata na experiência espiritual. Em todo crente, existe luz e trevas. No entanto, ele não é chamado de pecador porque nele habita o pecado.
Ele é
chamado santo, porque possui certo grau de santidade. Este é um pensamento
estimulante para todos os que perguntam: "Eu posso ser um filho de Deus,
enquanto existe tantas trevas em mim?" Sim, você pode, assim como o dia
não toma o seu nome da noite, e sim do período em que há luz.
A Palavra
de Deus fala sobre você considerando-o como alguém que agora é perfeitamente
santo, tal como você o será em breve. Você é chamado filho da luz, embora ainda
exista trevas em seu íntimo. Você é chamado de acordo com a característica que
o predomina aos olhos de Deus — a característica que, um dia, será o único
princípio que permanecerá.
Observe
que, nesta passagem bíblica, a noite aparece em primeiro lugar. Por natureza,
estamos primeiramente nas trevas. A obscuridade sempre se manifesta em primeiro
lugar em nossa deplorável compreensão, levando-nos a clamar em profunda humilhação:
"O Deus, seja gracioso para comigo, um pecador". O lugar da manhã é o
segundo. Ela desponta quando a graça vence o pecado.
John Bunyan disse: "Aquilo que vem por
último permanece para sempre". O primeiro, no devido tempo, cede lugar ao
último; nada, porém, vem depois do último. Embora por natureza você esteja em
trevas, uma vez que você se tornou luz no Senhor, não haverá qualquer noite
vindo depois desta luz. "Nunca mais se porá o teu sol"
(Isaías 60.20).'O primeiro dia desta vida constituiu-se de noite e
manhã. Mas o segundo dia, quando estaremos para sempre com Deus, será um dia
que não terá noite; será um meio-dia eterno, sublime, sagrado.
Rev. Charles H. Spurgeon
Publicado originalmente em Charles Haddon Spurgeon
Adpt. Pr. Samuel