3. Algumas passagens falam de Cristo morrendo por "todos" os
homens e de Sua morte como salvando "o mundo"; todavia, outras falam
de Sua morte como sendo definida em desígnio, isto é, para assegurar a salvação
de um povo específico.
a) Há duas classes de textos que falam da obra salvadora de Cristo em
termos gerais: (1) As que contém a palavra "mundo" (João
1:9, 29;3:16,17; 4:42; II Co 5:19; 1 João 2:1,2; 4:14 e (2) As que contêm a
palavra "todos" (Rm 5:18;II Co 5:14,15; 1Tm 2:4-6; Hb 2:9;II
Pe 3.9.
“Pois a verdadeira
luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo” (João 1.9).
“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o
Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1.29).
“E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as
suas obras eram más” (João 3.19).
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu
Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida
eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para
que julgasse o mundo, mas para que o mundo
fosse salvo por ele” (João 3.16,17).
“e diziam à mulher:
Já não é pela tua palavra que nós cremos; pois agora nós mesmos temos ouvido e
sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo” (João 4.42).
“pois que Deus estava
em Cristo reconciliando consigo o mundo,
não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da
reconciliação” (2ª Coríntios 5.19).
“Meus filhinhos,
estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um
Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a
propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos
de todo o mundo” (1ª João
2.1,2).
“E nós temos visto, e
testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo” (1ª João 4.14).
“Portanto, assim como
por uma só ofensa veio o juízo sobre todos
os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça
sobre todos os homens para justificação e vida” (Romanos 5.18).
“Pois o amor de
Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram; e
ele morreu por todos,
para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles
morreu e ressuscitou” (1ª Coríntios 5.14,15).
“o qual deseja que todos os homens sejam salvos e
cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e
um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual
se deu a si mesmo em resgate por todos,
para servir de testemunho a seu tempo” (1ª Timóteo 2.4-6).
“vemos, porém, aquele
que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus, coroado de glória e honra,
por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte
por todos” (Hebreus 2.9).
“O Senhor não retarda
a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para
convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se” (2ª
Pedro 3.9).
Uma das razões para o
uso dessas expressões era corrigir a noção falsa de que a salvação era apenas
para os judeus. Frases como "o mundo", "todos os homens",
"todas as nações", "toda criatura”, eram usadas para corrigir
esse erro. Essas expressões eram usadas para mostrar que Cristo morreu para
todos os homens sem distinção (i.e., Ele morreu tanto para judeus como
para gentios), mas elas não pretendem indicar que Cristo morreu por todos os
homens, sem exceção (i.e., Ele não morreu com o propósito de salvar todo
e qualquer pecador perdido).
b) Há outras passagens que falam de Sua obra salvadora em termos
definidos e mostram que ela foi intencionada para salvar infalivelmente um
determinado povo, a saber. aqueles que Lhe foram dados pelo Pai:
“ela dará à luz um
filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus
pecados” (Mateus 1.21).
“pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por
muitos para remissão dos pecados” (Mateus 26.28).
“Eu sou o bom pastor;
o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10.11).
“nem considerais que
vos convém que morra um só homem pelo povo, e que não pereça a nação
toda. Ora, isso não disseele por si mesmo; mas, sendo o sumo
sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus havia de morrer pela nação, e
não somente pela nação, mas também para congregar num só corpo os filhos de
Deus que estão dispersos. Desde aquele dia, pois, tomavam
conselho para o matarem” (João 11.50-53).
“Cuidai, pois, de vós
mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos,
para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue”
(Atos 20.28).
“Vós, maridos, amai a
vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou
por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem
da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa,
sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”
(Efésios 5.25-27).
“Aquele que nem mesmo
a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos
dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra
os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará?
Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual
está à direita de Deus, e também intercede por nós” (Romanos 8.32-34).
“Pelo que convinha
que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo
sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer
propiciação pelos pecados do povo” (Hebreus 2.17).
“Pelo que, santos
irmãos, participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e Sumo
Sacerdote da nossa confissão, Jesus” (Hebreus 3.1).
“E por isso é
mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das
transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a
promessa da herança eterna” (Hebreus 9.15).
“assim também Cristo,
oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá
segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação” (Hebreus 9.28).
“E cantavam um
cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos;
porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda
tribo, e língua, e povo e nação” (Apocalipse 5.9).