Nossa palavra tem poder?



Nossa palavra tem poder? Será que temos controle sobre as circunstâncias que nos cercam através do que falamos?

Algumas pessoas acreditam que sim. É a chamada confissão positiva. Os que defendem essa doutrina dizem que nós temos autoridade através das nossas palavras, por isso devemos determinar, decretar ou confessar o que queremos que aconteça.

Mas será que isso realmente é bíblico? E se determinarmos uma coisa e Deus outra? Qual vai prevalecer? Isso tudo é muito confuso. Precisamos ir para a Bíblia para compreender corretamente o tema.

As escrituras nos mostram que Deus é soberano. Somente ele decreta ou determina o que vai acontecer. Não encontramos nenhuma referência a um poder atribuído às nossas palavras, sejam para o bem, seja para o mal.

Existem alguns versículos fora de contexto que são utilizados para respaldar esse ensino. Um deles é Provérbios 18.21

"A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto." (Provérbios 18:21).

A mensagem nesse versículo é que precisamos ter cuidado com as nossas palavras, pois iremos colher os frutos ou as consequências do que dissermos. Tudo o que falamos tem consequências, uma palavra dita na hora errada, um momento inoportuno. Não há nada de místico ou sobrenatural aqui, apenas um conselho prático quanto à moderação e prudência no falar.

Vemos então que a confissão positiva é algo estranho à Palavra de Deus. Esse ensino entre em choque com a soberania divina, colocando o homem no lugar de Deus e Deus no lugar do homem.

Além disso, essa doutrina enaltece e envaidece o coração humano. Corremos o risco de acreditar que somos capazes de tudo, e inflarmos o nosso ego (coisa que o Eterno abomina).

Finalmente,  essa heresia distorce profundamente o evangelho, cuja mensagem nos leva a cultivarmos a simplicidade, a humildade e resiliência, enquanto que os adeptos da confissão positiva acreditam que o cristão não pode ter fracassos, enfermidades ou dificuldades, pelo contrário, deve sempre ser próspero, saudável e ostentar as ricas bênçãos do Senhor. Essa visão não encontra amparo algum nas escrituras.

Fuja da confissão positiva. Acredite na soberania de Deus e submeta-se humildemente aos seus decretos, mesmo que não possamos compreendê-los, porém sabemos que sua vontade é boa, perfeita e agradável.

Pb. Samuel

Nos acompanhe nas redes sociais:
Facebook - https://bit.ly/2O5RSh6
Instagram - https://bit.ly/3fcD642
YouTube - https://bit.ly/2BR76nx