Série: Devocionais - Quarta-Feira - Olhos bons ou maus


“A lâmpada do corpo são os olhos; assim, se teus olhos forem bons, todo o teu corpo estará em plena luz; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Assim, se a luz que há em ti for trevas, quão grandes serão tais trevas!” (Mateus 6.22,23).

Por onde têm andado os seus olhos? Achou estranha a pergunta? Na verdade ela nos leva a refletir um pouco sobre a qualidade daquilo que temos visto. Os olhos não saem andando por ai sem rumo. Eles precisam que o seu dono os leve. Jesus está ensinando nesse texto que nossos olhos são como uma espécie de lâmpada que irradia para todo o corpo, mas se essa lâmpada não estiver irradiando luz e sim trevas, ai estaremos com sérios problemas.

Particularmente esse é um ensinamento que, imagino eu, Cristo proferiu visando exatamente o tempo de hoje. A dois mil anos atrás não havia tanta corrupção visual como temos presenciado na era moderna. É muito difícil alguém se conservar íntegro diante de tantas “armadilhas” que nos são armadas. Basta você ligar a sua TV que vai poder perceber o quanto querem nos fazer engolir o pecado. As emissoras fazem questão de apelar para a sexualidade despertando-a precocemente nas gerações, transformando o corpo humano em um objeto de consumo, ou seja, deturpando e distorcendo o plano moral de Deus para o sexo. Em outros momentos a mídia também tenta incentivar o abandono aos valores cristãos, incutindo nas mentes desocupadas um senso de “liberdade a qualquer custo”. São famílias se destruindo, apologia ao adultério e homossexualismo, incentivo à fornicação e promiscuidade. Temo chegar um momento em que não será mais recomendável a um cristão ficar diante da televisão.

Jesus nos diz que se nossos olhos nos fazem tropeçar, devemos arrancá-los e lançá-los para longe de nós (Mateus 5.29). Obviamente que isso é uma metáfora que significa que precisamos retirar das nossas vidas tudo aquilo que nos incentiva a pecar. Mas calma. Não é necessário deixar de ver TV ou condená-la como instrumento do demônio, como fizeram umas décadas atrás. O que precisamos é ser bastante seletivos e, guiados pela orientação do Espírito Santo que habita em nós, sabermos delimitar e discernir o que podemos ou não colocar diante de nossas vistas.

Comece pensando um pouco em que tipo de programação você tem assistido. Será que ela não está trazendo algum malefício para a sua fé? Será que vale a pena você ficar diante desse aparelho para ver famílias se destruindo, pessoas se prostituindo ou coisas semelhantes? Será que usando a justificativa de que não tem problema algum em ver televisão não estamos abrindo brechas para que satanás use dos seus ministros e tente corromper nossa santidade? Fica então a pergunta: Seus olhos são bons ou maus? E isso para não perguntar: Seu corpo está em luz ou em trevas?

Versículo para memorizar...
“Não porei coisa torpe diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; isso não se apegará a mim” (Salmo 101.3).

Ir. Samuel