Sê Forte e Corajoso!


“Sê forte e corajoso, porque farás este povo herdar a terra, que sobre juramento, prometi dar a seus pais. Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a Lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvieis, nem para a direita, nem para esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares” (Josué 1.6,7).

Estamos iniciando mais um ano, mais uma década. Geralmente as pessoas fazem promessas, e geralmente não cumprem ao longo do ano. Há pessoas que prometem emagrecer e acabam engordando mais, outras prometem se tornar pessoas melhores, mais cordiais, mais amáveis, mais gentis e acabam por se tornarem mais rudes e mais soberbas. Também tem aquelas que se valem de simpatias para granjearem um ano mais próspero e mais cheio de paz. Quanta ignorância nós vemos sendo cometidas. O pior de tudo é que isso nunca muda; pelo contrário, cada ano acontece coisas mais graves. Aqui por exemplo, um indivíduo jogou um carro 0 km no mar, em oferenda a Iemanjá. São coisas que beiram as raias do ridículo.
E quanto a nós o povo de Deus, como devemos iniciar o ano? Nós devemos começar ouvindo a exortação de Deus. Esse texto de Josué é muito propício. Ano novo quer dizer recomeço, ali Deus estava falando a um povo que também estava recomeçando suas vidas. Eles haviam deixado para trás uma série de problemas e de erros, estavam começando outra vez. Sei que muitos de nós não tiveram um ano dos melhores, sei que deixamos muitos erros para trás, fizemos algumas besteiras, exatamente como o povo de Israel. Mas assim como  eles também, nós estamos recomeçando.
Deus tinha uma palavra para Israel, essa palavra pode ser aplicada a nós. “Sê forte e corajoso”! Eu estive pensando a razão de Deus ter dado essa exortação. Por que força e coragem? Por que de tantas outras virtudes, essas duas foram as únicas?
Todo recomeço precisa de força e coragem. Não podemos negar que iniciar um projeto, um empreendimento requer força e coragem. Mas recomeçá-lo de novo, exige mais ainda. As pessoas que deixam de fumar e tem uma recaída, sabem que precisarão de mais força e coragem para reabandonarem o vício. O empresário que quebra, está consciente de que irá trabalhar dobrado e precisará de força e coragem, uma vez que irá começar do zero outra vez.
Precisamos de força para poder “atacar” os inimigos. Não podemos ser tão ingênuos ao ponto de pensar que não teremos inimigos nesse novo ano. Certamente problemas surgirão e você precisará de força para atacá-los. A força será necessária também para nos defendermos. Sem força um soldado não consegue empunhar uma espada e nem o escudo, ou seja, não ataca e nem se defende. Precisamos de força para suportar as pressões da vida. A nossa sociedade nos pressiona desde cedo, estudo, capacitação, atualização, deveres, obrigações. São tantas coisas que algumas pessoas não aguentam, e o resultado são doenças psicossomáticas, stress, depressão. Precisamos ser fortes para suportar as pressões que nos serão impostas. Lembram da lenda de Atlas? Atlas era um dos titãns (não a banda de rock brasileira), ele foi condenado pelo rei dos deuses, Zeus, a segurar eternamente os céus nos ombros. Imagina que tipo de pressão deve ser isso. Com esta estória nós podemos tirar um exemplo, pois nunca estaremos livres de pressões ao longo da vida, precisamos então estar prontos para suportá-las.
Por outro lado, sem coragem não podemos nem lutar, nem se defender e muito menos suportar pressões. A coragem não nos deixa recuar ante os desafios, ou mesmo diante dos inimigos maiores e mais fortes do que nós. Já pensou se Davi não fosse corajoso? Como ele teria enfrentado Golias? Se Neemias não tivesse coragem, ele conseguiria ter reedificado Jerusalém diante da oposição de Tobias e Sambalate?
A exortação vem seguida de um motivo. Quando Deus fez essas recomendações a Josué ele deu motivos bem específicos.
E – Sê forte e corajoso!
M – Farás esse povo herdar a terra...
Ele precisava de força e coragem para realizar o propósito para o qual havia sido chamado. Sem dúvida guiar centenas de pessoas rumo a uma terra estanha iria exigir muito dele. Conosco podemos dizer o mesmo. Não pense que esse ano não reserva desígnios de Deus para você. Algumas pessoas pensam que já viveram tudo o que Deus tinha para elas, isto é um terrível engano, enquanto você estiver vivo, tens lugar nos propósitos do Altíssimo sim. Então, você vai precisar de coragem para realizá-los.
E – Sê forte e mui corajoso!
M – para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei...
Por que será que nessa segunda parte da exortação Deus colocou algo a mais.?“Sê forte e MUI corajoso?" Porque obedecer e ser fiel exige um cuidado maior de nossa parte. É muito fácil para qualquer um de nós nos desviarmos “para direita ou para esquerda”. Precisamos de muito mais força e coragem para cumprirmos os mandamentos de Deus. É como se ele estivesse dizendo: Seja e forte e muito corajoso, porque vão aparecer muitas coisas querendo te desviar da minha vontade. Obedecer é o segredo do sucesso.
Adquirindo força e coragem.
Sua coragem nunca deve se firmar em você mesmo, nas suas posses, na sua capacidade ou posição social nem recursos.
“...Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém vou contra ti em nome do Senhor do Exércitos... (1 Samuel 17.45).
Acredite, você não está e nem estará sozinho nesse recomeço, você não está desamparado.
“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19.25).
Uma criança se lança sem temor algum nos braços do pai porque ela acredita que ele vai segurá-la, ela sabe que pode confiar nele, ela acredita em seu poder.
Tua força deve vir do Senhor.
“Bem-aventurado o homem cuja força está em Ti...” (Salmo 84.5).
“O Senhor dá força ao seu povo, o Senhor abençoa com paz ao seu povo” (Salmo 29.11).
Na palavra de Deus você encontrará essa força.
“...sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós...” (1ª João 2.14).
Vamos começar esse ano vivendo e nos alimentando dessa palavra, porque a nossa suficiência vem de Deus”! (2ª Coríntios 3.5).

Feliz 2011!
Pr. Samuel
janeiro 03, 2011 |