O Batismo com Fogo

"Eu vos batizo com água para arrependimento; mas o que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas sandálias não sou digno de desatar; ele vos batizará com o Espírito Santo e fogo. Em sua mão tem a pá e limpará a sua eria, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a  palha com fogo que nunca se apaga" (Mateus 3.11,12).

Geralmente quando lemos esse texto não percebemos o que de fato está sendo dito. Imaginamos que se refere apenas ao batismo com o Espírito Santo. Mas na verdade ai está descrito três batismos  diferentes. Percebeu quais? O batismo de João (feito em águas) e dois batismos de JESUS (com o Espírito Santo e com fogo). O pentecostalismo em geral associa o batismo com o ES ao fogo, por isso todos os logtipos pentecostais tem uma chama em destaque, isto não é por acaso. 

O texto é bem claro, JESUS veio batizar com ES e com FOGO, mas são dois batismos diferentes, com propósitos diferentes. O batismo com o Espírito Santo é para a Igreja, para os eleitos de Deus ( Ef 1.13/ Rm 8.9/ Tt 3.5-7).  O batismo com fogo é para os ímpios, para aqueles que se mantém rebeldes à palavra  de Deus. O fogo tem conotação de juizo (Ml 4.1), JESUS veio trazer fogo a terra (Lc 12.49). Perceba que o versículo 12 é fundamental para a correta compreensão do versículo 11: "Em sua mão tem a pá e limpará a sua eria, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a  palha com fogo que nunca se apaga". O fogo é para a palha, o joio; o celeiro é para o trigo, o povo eleito por Deus.

Pr. Samuel