O Grande Milagre


É muito comum hoje ligarmos a TV e vermos algum “pastor” ou quem quer que seja fazendo milagres. Aparentemente cegos enxergando, surdos ouvindo, mortos ressuscitado, miseráveis tornando-se empresários e outros tantos sinais prodigiosos. Depois que Deus revelou ao meu coração a pureza de sua palavra eu deixei de dar crédito a esses “sinais duvidosos” e passei a contemplar unicamente a misericórdia de Deus derramada sobre minha vida e sua providência no curso desta.
Certa vez conversando com um irmão pentecostal ele me disse que só a pregação da palavra não era suficiente para a igreja. Tomei um susto com essa afirmação. Como a palavra não é suficiente? O irmão que me disse isso é pastor de uma denominação aqui no meu bairro, e estava me convidando para ir a formatura de uma turma do seminário teológico de lá. Pensei comigo: O que essa turma tem aprendido a mais, já que a palavra não é suficiente? Para aquele estimado colega, a pregação deve vir acompanhada da “unção”. E eu indaguei que tipo de unção seria essa, já que todo filho de Deus recebeu a unção do Espírito Santo quando creu. “Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa” (Efésios 1.13). Quem recebeu a JESUS em sua vida e creu nele foi ungido por Deus, diz Paulo: “Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do espírito em nosso coração” (II Coríntios 1.21). E João também afirma: “Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós...” (I João 2.27). Não vejo a Bíblia indicando outra unção mais especial do que esta. Mas para o irmão que conversava comigo, a pregação deveria ser acompanhada pela unção de milagres, de curas, de prodígios. Ele não sabia ainda que eu sou cessaciosnista, e então quando falei para ele do meu posicionamento o amado irmão tentou me convencer de todas as formas que eu estava errado.
Eu estive no meio pentecostal, cresci lá dentro, sei como funcionam os esquemas. Hoje vejo que a igreja ao invés de proclamar o Evangelho, faz um “marketing” em cima de milagres. “Venham, venham, aqui o cego volta a enxergar! Venham, e recebam a cura de vocês! Venha, e receba prosperidade! Venham, e a sua família será restaurada!!! Vejam a emoção dessa senhora!! A mão de Deus está aqui!!! Acreditem estou escrevendo esse post e rindo...
Eu não sou incrédulo, e não limito o poder de Deus. Quando ele quer curar milagrosamente, é óbvio que ele fará. Mas o foco da Igreja não é curar a doença física, porque existe um mal muito maior que qualquer câncer, muito pior que a AIDS, muito mais terrível que todas as doenças juntas, esse mal se chama PECADO. JESUS veio chamar pecadores ao arrependimento (Marcos 2.17). Ele veio curá-los daquilo que lhes condenava eternamente. O maior milagre que ocorre hoje na Igreja é quando um pecador abandona as suas transgressões, deixa os seus pecados, as suas práticas erradas e reconhece a autoridade de Deus e o sacrifício de JESUS. É quando o chamado de Deus ao homem o convence da sua condição de réu e que a única saída para ele é render-se a voz do bom pastor, que é JESUS. Mas não dá pra fazer “marketing” com isso. Já pensou como seria bom se as propagandas “evangelísticas” fossem assim: “Venha, ouçam o evangelho que liberta, a palavra que santifica e conduz à vida eterna!!” Pelo contrário, quando se faz propaganda das coisas de Deus (pelo menos teoricamente deveria ser de Deus) se procede assim: “Próximo domingo, grande concentração de fé e milagres. Tragam os coxos, aleijados, cegos, aidéticos, cancerosos para receberem a sua vitória!!!” É interessante que nesse tipo de anuncio eles nunca pedem para levarem os mortos também, afinal, eles também têm poder para ressuscitá-los, não é verdade?
Os templos estão ficando cada vez mais cheios de oportunistas, pessoas que não dão a mínima para o evangelho, que nunca se converterão e que estão ali apenas para granjearem algum benefício. E esse tipo de igreja que nós queremos?  A ênfase nos milagres leva a isso. Precisamos voltar para a Bíblia e abandonar as malícias e malandragens dos homens.

Pr. Samuel